Elisa Fukuda: Violino
Ricardo Takahashi: Violino
Silvio Catto: Viola
Joel de Souza: Violoncelo
Com quase duas décadas de experiência, o Quarteto Camargo Guarnieri foi criado em outubro de 2001 por quatro renomados músicos do ambiente musical de São Paulo para homenagear o grande compositor paulista. A execução e valorização de obras de autores brasileiros são sua principal meta, assim como de obras consagradas do repertório internacional.
A estréia do quarteto aconteceu em janeiro de 2002 no 13° Curso Internacional de Música Scala em Juiz de Fora (MG), onde houve aclamação do público e exaltados elogios dos renomados instrumentistas e professores presentes e logo no ano seguinte gravou o primeiro CD, “Quarteto Camargo Guarnieri” com obras de Oswaldo Lacerda, Villa-Lobos e Camargo Guarnieri. Já com um repertório vasto e com ênfase em música brasileira o quarteto foi vencedor do Prêmio Carlos Gomes de 2006 na categoria melhor grupo de câmara e no ano de 2008 destacou-se com um concerto no Palácio dos Bandeirantes em homenagem aos 100 anos de imigração japonesa para o príncipe do Japão, Naruhito, atualmente imperador. Em 2010 o Quarteto foi convidado a participar do 1º. Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina, tocando com os candidatos finalistas no concerto de premiação obras de Brahms, Dvorak, Schumann e Cesar Franck.
O segundo CD do quarteto foi lançado em 2013, um dos maiores desafios do grupo, intitulado de “Integral dos Quartetos de Cordas de Camargo Guarnieri”, contém todas as obras escritas para essa formação pelo compositor e três anos depois lançou o terceiro CD, “Dvorak & Borodin” com as obras de Borodin (quarteto nº 2) e Dvorak (quarteto nº 12 “Americano”).
O quarteto segue atuando em recitais nas melhores séries e salas de concerto do Brasil, tais como Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, Centro Cultural Banco do Brasil, Caixa Cultural, Festival de Inverno Campos do Jordão, Sala Cecília Meireles, Poços de Caldas, Juiz de Fora etc.
A violinista Elisa Fukuda formou-se em Genebra e aperfeiçoou-se com Sandor Vegh no Mozarteum de Salzburg. Recebeu vários prêmios como APCA e Carlos Gomes e gravou 11 CDs. É professora da escola Fukuda e Faculdade Cantareira. O violinista Ricardo Takahashi, iniciou seus estudos com o prof. Tosio Takeda e após estudar com Ayrton Pinto na UNESP, aperfeiçoou-se com o professor Ilan Gronnish, É chefe de naipe na Orquestra Bachianas SESI/SP, violinista da OSUSP desde 94 e professor da Escola Municipal de Música de São Paulo. O violista Silvio Catto começou aos 8 anos de idade sob a tutela de seu avô, Lázaro Bertrami, foi aluno da classe de Adriana Schincariol e Paulo Bosísio. Atualmente é spalla das violas da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e professor na EMESP Tom Jobim. Joel de Souza, violoncelo, obteve título de pós-graduação e mestrado na Lynn University Conservatory of Music, é membro da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo e professor titular e doutorando da UNESP.
“…bela sonoridade, consciência estilística, dinamismo e emoção são qualidades que permitem desde já antever um lugar de destaque para o Quarteto Camargo Guarnieri dentro da nossa vida musical…”
Gilberto Tinetti
“Carisma! Grupo de Câmara se impõe por sua qualidade. Isso, definitivamente, não é pouco. É Raro!”
O Estado de S. Paulo – João Marcos Coelho
“Se tivesse sido gravada, a récita se equipararia à de qualquer excelente conjunto europeu.”
Folha de S. Paulo – João Batista Natali
“Existe um ditado popular que diz que “pelo dedo se conhece o gigante”. É só ouvir, portanto, o CD com os três quartetos de Camargo Guarnieri, brilhantemente executados pelo conjunto que leva seu nome…”
Revista CONCERTO – Maestro Júlio Medaglia
Acompanhe nas redes
Instagram | Facebook