Perfil

Elisa Fukuda – Violinista

Natural de São Paulo, iniciou os estudos de violino aos quatro anos de idade com seu pai, Yoshitame Fukuda. Prosseguiu os seus estudos com Johannes Oelsner e Maria Vischnia. Transferiu-se para a Europa, graduou-se, obtendo o Diploma Superior de Violino no Conservatório Superior de Música de Genebra (Suíça), na classe de Corrado Romano e em seguida obteve o Primeiro Prêmio de Virtuosidade “Com Distinção e Felicitações do Júri”.

Participou dos Cursos de Alta Interpretação dos mestres Nathan Milstein, Henryk Szering, Arthur Grumiaux e aperfeiçou-se com Sandor Vegh, no Mozarteum de Salzburg.

Elisa Fukuda apresentou-se nas mais importantes salas de concerto do Brasil e da Europa como solista e recitalista, destacando-se os solos com a Orchestre Philharmonique George Enesco de Bucareste, Orquestra de Câmara de Moscou e as principais orquestras do Brasil. Foi membro do Trio Dell’Arte (com o pianista Giuliano Montini e o violoncelista Peter Dauelsberg) com o qual fez turnê na Argentina, França, Espanha, Alemanha, Portugal e Açores.

Além da atividade didática que vem desenvolvendo na Escola Fukuda, é também Diretora Artística da Camerata Fukuda.

Em janeiro de 2002 formou o Quarteto Camargo Guarnieri.

Sua discografia é composta por 12 CDs gravados com o Trio Dell’Arte, Camerata Fukuda, Quarteto Camargo Guarnieri, Duo Fukuda-Montini e Duo Fukuda-Astrachan. Gravou também na Rádio Suisse Romande, Rádio e TV Cultura de São Paulo e TV Educativa do Rio de Janeiro.

No inicio de maio deste ano, foi lançado o CD “C.Franck-Camargo Guarnieri” do Duo com a pianista Vera Astrachan (sêlo Clássicos).

No 2º semestre, está previsto o lançamento do CD “Integral dos Quartetos de Camargo Guarnieri” (sêlo ABM) com o Quarteto C. Guarnieri.

Recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, entre os quais se destacam o de “Melhor Solista do Ano” pela APCA, Prêmio Carlos Gomes na categoria “Solista Instrumental”, além dos prêmios com o Trio Dell’Arte, Camerata Fukuda e Quarteto C. Guarnieri.

Em 1999 participou da Banca Julgadora do Concurso Íbero Americano de Violino em Cuba e em 2003 do Concurso de Liuteria em Querétaro (México).

Em julho de 2003 foi convidada a participar do corpo docente do 1º Festival “Instrumenta Verano”, em Puebla (México). Foi Professora Residente do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, participou das Oficinas de Curitiba, Festival de Jaraguá, de Vale Vêneto e também tem ministrado aulas no Festival de Montanhas (Poços de Caldas).

Desde 2005, Elisa Fukuda é professora da Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira.

Em setembro de 2011 apresentou-se em Fort Lauderdale (Teatro Broward Center) e Nova York (Lincoln Center Avery Fischer Hall) como solista da Bachiana Filarmônica sob a regência de Joao Carlos Martins.

Em dezembro de 2013, Elisa Fukuda apresentou-se no Metropolitan Museum de Nova York como solista junto à Orquestra St-Luke no programa “Back to Bach” interpretando os concertos Brandenburgueses de J.S. Bach, tendo como regente Joao Carlos Martins.

Conheça a Galeria de Fotos, Vídeos  e Áudios de Elisa Fukuda