Quarteto Camargo Guarnieri

Elisa Fukuda: Violino
Ricardo Takahashi: Violino
Silvio Catto: Viola
Joel de Souza: Violoncelo

Lançamento – CD com Quarteto Camargo Guarnier

 

O grande compositor brasileiro certamente ficaria orgulhoso de ver seu nome num dos mais qualificados grupos de câmara da atualidade. Vencedor do Prêmio Carlos Gomes de 2006 na categoria melhor grupo de câmara, o Quarteto Camargo Guarnieri, formado por músicos de excelência e competência indiscutíveis, atua em recitais nas melhores séries de concerto do Brasil, como a série “Concertos BankBoston”, recitais da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano e do Centro Cultural Banco do Brasil.

A violinista Elisa Fukuda formou-se em Genebra e aperfeiçoou-se com Sandor Vegh no Mozarteum de Salzburg. Recebeu vários prêmios como APCA e Carlos Gomes, gravou 9 cds e atualmente leciona na Faculdade Cantareira. O também violinista Ricardo Takahashi, após estudar com Ayrton Pinto na UNESP, estudou na Alemanha com o professor Ian Gronnish, é chefe de naipe na Orquestra Bachianas SESI/SP , é violinista da OSUSP desde 94 e professor da Escola Municipal de Musica de São Paulo. Já o violista Silvio Catto estudou com Paulo Bosísio, Thomas McDavid (EUA), Horácio Shaeffer e atualmente é chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo. E Joel de Souza, violoncelo, obteve título de pós-graduação e mestrado na Lynn University Conservatory of Music, nos Estados Unidos, sob a orientação de David Cole, é membro da Orquestra Municipal de São Paulo, chefe de naipe da Sinfônica Estadual do Mato Grosso e professor da UNESP e da EMESP.

O Quarteto possui repertório vasto e já gravou três CDs, com ênfase em música brasileira, incluindo a obra completa para Quarteto de Camargo Guarnieri (Selo Y’Brazil). No ano de 2008 destacou-se com o concerto em homenagem aos 100 anos de imigração japonesa para o governador de São Paulo José Serra e o príncipe do Japão Naruhito e em 2010 o Quarteto foi convidado a participar do 1º. Concurso Internacional de Piano de Santa Catarina, tocando com os candidatos finalistas e no concerto de premiação os Quintetos de Brahms, Dvorak, Schumann e Cesar Franck.

Segundo as palavras do pianista Gilberto Tinetti: “…bela sonoridade, consciência estilística, dinamismo e emoção são qualidades que permitem desde já antever um lugar de destaque para o Quarteto Camargo Guarnieri dentro da nossa vida musical…”